Luz  

 

A Natureza Dos Santos

Um menino visitou uma catedral que tinha vitrais com imagens dos apóstolos e do Senhor em vidro colorido. Ele ficou maravilhado. Na Escola Dominical no domingo seguinte ele contou para seus colegas e sua professora. A professora perguntou a ele, "Para você, o que é um santo"? O menino pensou nas imagens dos homens nos vitrais e respondeu. "Um santo é um homem que brilha quando a luz atravessa ele." Mat 5:16 - [autoria desconhecida]

 

O Espectro Miraculoso Da Luz

Quem examina o olho humano com cuidado e investiga como enxergamos tem que ficar impressionado com o desenho incrível deste órgão. Muitas pessoas deixam de perceber que a luz vista pelo olho também é uma criação física incrivelmente projetada. Apenas a explicação do que é a luz e como pode ter propriedade tanto de uma onda como uma partícula, enche muitas páginas na maioria dos livros da Física. A luz tem freqüência, característica essa que lhe permite fazer coisas que as ondas fazem, como a difração e interferência. Também tem massa quando viaja, a qual desaparece quando pára, permitindo que a luz produza eletricidade de certos cristais e que viaje num vácuo.

O que é miraculoso sobre a luz é que tem todas estas propriedades que lhe permitem fazer coisas que não parece possível à maioria de nós. Fótons de luz têm energias diferentes que permitem que a luz faça coisas diferentes. As diversas cores que vemos ocorrem porque a luz tem diferentes energias - a luz vermelha tendo uma energia menor do que a azul. Nossos olhos têm estruturas especiais chamadas cones que nos permitem ver as cores-capacidade que a maioria dos animais não possui (apenas pássaros, alguns insetos e macacos). A beleza do nosso mundo pode ser vista por causa das diferentes energias da luz que nos rodeiam.  O arco-íris se forma por diferentes energias da luz interagindo de formas diferentes com gotas d'água no atmosfera.  Nossos olhos vêm apenas uma porcentagem muito pequena da luz à nossa volta. As ondas de rádio têm um nível de energia muito menor do que nossos olhos podem ver. Esta energia menor significa que as ondas de rádio podem passar por coisas como as paredes de nossas casas, que a luz visível não pode fazer. Isto significa que podemos ligar um rádio dentro de nossa casa e receber as ondas que operam nossas televisões e rádios. 

As microondas também são luz-novamente, fora de nossa habilidade de ver. Estas ondas podem causar as moléculas de água a absorver energia sem mudar qualquer outra coisa no material em que a água esteja e isto nos permite cozinhar a nossa comida. Os raios X têm mais energia do que nossos olhos podem ver, e sua energia permite que passem pelos nossos corpos e mostrem coisas que não conseguimos ver a olho nu. Os raios gama têm mais energia ainda do que os raios X, e podem ser usados para tratar o câncer e tomar medidas.

A infra-vermelha nos aquece, a ultra-violeta nos bronzeia e ondas especialmente longas podem ser usadas para a comunicação. Se nossos olhos pudessem receber toda a luz a nosso redor, adiantaria pouco fechar os olhos. Mesmo com os olhos fechados, veríamos uma mistura de ondas de luz, incluindo de rádio, TV, raios X, micro-ondas, etc.

Alguns animais podem ver nestas outras faixas do espectro da luz. A cascavel pode ver a infra-vermelho, de forma que, numa noite totalmente escura, ele pode ver um rato por causa do calor emitido pelo corpo do rato. A maneira em que os animais usam a luz é incrível, mas é ainda mais impressionante considerar a natureza da própria luz e como ela tem que ser para permitir todos esses usos.

Quando o Criador disse: "Haja luz", houve uma declaração do início de uma criação verdadeiramente impressionante, a qual mantém todo o cosmos físico em que vivemos.  de John Clayton, Extraído, com permissão do autor, da edição de julho/agosto 1998 da revista Does God Exist? (Será que Deus Existe?)