Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.” Mateus 11:7-8

Pensamento: João Batista proclamou a vinda do Messias com justiça e juízo (Mt 3:11-12). Ele apontou Jesus como o escolhido de Deus (João 1:29). Porém, depois de meses na prisão, sujeito à opressão de Herodes, João começou a duvidar. Será que Jesus era mesmo o escolhido de Deus? Onde estavam a justiça e o juízo? Jesus poderia ter reagido às dúvidas de João. Ele poderia ter mandado uma repreensão com os discípulos do Batista. Em vez disso, Jesus começou a elogiar João.

João não era um homem para ser abalado por qualquer influência. Ele foi um homem íntegro e fiel ao seu chamado, mesmo que tenha custado sua liberdade. As “roupas finas” eram um retrato da elite política e religiosa. Naqueles dias, como hoje, havia pessoas que corriam atrás de qualquer moda material ou ideia espiritual. Haverá sempre pessoas que querem a glória, mas, sem o sacrifício. João não foi um destes.

De ferro ele não era, mas, firme na direção da sua vida ele merecia a honra que Jesus o prestou. Um momento de dúvida ou um abalo temporário em nossa fé não muda o plano de Deus para nós. O que Jesus considerou na vida de João, e certamente irá considerar nas nossas, é a direção que tomamos, a soma do nosso relacionamento com Ele. Isso é importante para aqueles que já passaram ou talvez passam agora, por momentos de aflição ou dúvida.

Jesus não disse “bem-aventurado aquele que não duvidar”, mas, “bem-aventurado aquele que não cair” (11:6). Seja quão forte o vento soprar, seja quão humilde o tecido com qual o Senhor lhe vestir – olhe para Jesus. Não tire seus olhos de Jesus. Ele não tirou os olhos dele de você.

Oração: Pai, eu lhe agradeço porque em Jesus eu vejo a sua infinita paciência e sua tenra misericórdia. Em Jesus eu vejo que o Senhor mantém uma recordação não só das minhas falhas, mas da minha fé no Senhor e das minhas intenções em lhe seguir. Obrigado por Jesus e a boa memória de boas coisas que Ele mantém de mim. Em nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém.

Mateus 11:7-8

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,

Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.