“Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’. Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.” Mateus 13:13-15
Pensamento: O propósito de Jesus em falar por parábolas não era esconder a verdade. As pessoas que sinceramente a procuravam encontraram. Mas, aqueles que procuravam debates e discussões encontraram apenas histórias com significado misterioso.
Na forma figurativa em que Jesus falou, ele conseguiu se comunicar com as pessoas que queriam ouvir e evitou por mais tempo o confronto com aqueles que queriam silenciá-Lo. Como Isaías nos lembrou, o órgão mais ligado ao ouvido é o coração. Você está treinando o seu?
Num apagão, o cego leva certa vantagem. Ele está acostumado à escuridão. Seus ouvidos e outros sentidos estão mais sensíveis e o ajudam a “ver” coisas na escuridão que o homem com visão não consegue.Nós andamos num mundo cheio de trevas. Muitos não enxergam o perigo que nos cerca e andam às cegas, pensando que vêem. Se você pedir a Deus, ele iluminará o seu caminho.
Ele lhe dará entendimento e sensibilidade para sua Palavra, que é a lâmpada para nosso caminho (Salmos 119:105). Peça a Deus e você verá. Peça também por aqueles ao seu redor que não estão vendo para onde estão caminhando. Que eles possam ver a luz que Deus nos enviou!
Oração: Senhor amado, sei que tenho ficado cego tantas vezes para a luz que veio a mim. Agradeço sua paciência comigo e peço que me dê pleno entendimento da vontade do Senhor para minha vida. Quero ver e ouvir e entender e ser curado pelo Senhor da doença que assola meu coração. E agradeço por Jesus, que é a cura para tudo isso. Em nome dEle que eu oro e agradeço, amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.