“Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão. Disse-lhes Jesus: ‘Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus’. E eles discutiam entre si, dizendo: ‘É porque não trouxemos pão’”. Mateus 16:5-7
Pensamento: Mais uma vez os discípulos se preocupam com o que não têm (pão), e perdem de vista Quem eles têm — Jesus. Não é que os discípulos são um retrato fiel da maioria de nós? Andando com Deus em forma humana, eles nunca deixaram de pensar na sua próxima refeição. E mais, pensaram que Deus estava pensando na próxima refeição! Jesus, na verdade, pensava no último encontro com os líderes religiosos.
Fermento é uma figura muito apta para qualquer coisa que, em pequenas doses, altera tudo com o qual entra em contato. O alerta de Jesus vale para nós ainda hoje. O ensino sedutor de legalistas, daqueles que querem impor opiniões, costumes e tradições humanas, parece inofensivo.
Alguns até usam com muita habilidade a Bíblia para “provar” que suas opiniões devem prevalecer. Este tipo de ensino geralmente vem em pequenas doses. Não percebemos que algumas ideias, no início afetando sutilmente certos valores, com o passar do tempo acabam estragando os fundamentos do Reino.
É assim que o fermento age. Começamos com a Palavra de Deus e acabamos com doutrinas de homens. Paulo usou a mesma figura para os legalistas dos dias dele (Gal 5:9). Este perigo existe até hoje. Qual a solução? “Esteja atento.” Preste atenção. Faça perguntas. Sobretudo, compare tudo o que você está ouvindo e aprendendo com a Palavra de Deus. Assim, você pode preservar em sua vida a pureza do alimento que leva à vida eterna.
Oração: Nosso Senhor, conceda-nos discernimento para não sermos levados também pelo fermento de ideias humanas. Ajude-nos a nos concentrar e nos contentar com a pessoa de Jesus. Só ele é o pão da Vida. Ele é suficiente para nós. Em nome Dele, oramos e agradecemos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.