Os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?”
Jesus respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas.
Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles”.
Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado.
Mateus 17:10-13
Pensamento: Os discípulos, perplexos com o aparecimento de Elias no monte de transfiguração, indagaram sobre sua vinda. Malaquias havia profetizado que Elias viria antes do Senhor (Mal 4:5-6). Haveria com esta vinda um grande reavivamento. Jesus esclareceu que João Batista cumpriu o papel profético do Elias. Mas não reconheceram João e o mataram.
O mesmo destino agora esperava o próprio Messias. Esta profecia, bem como o profeta, tinham como propósito apontar outros para Jesus. O incrível é que, mesmo com todas as mensagens declaradas ou ocultas, claras ou misteriosas, poucas pessoas conseguem enxergar Jesus. É por isso que precisamos de todo esforço para apresentá-Lo a este mundo perdido.
Embora nosso papel possa envolver sofrimento ou perda, possa nos levar a ser mal compreendidos ou malquistos, o importante é que cumpramos nossa missão – levar pessoas a olharem para Jesus. Este é o papel de todo profeta, de toda a Escritura e de cada discípulo. Que Deus nos ajude a focalizarmos nesta missão e cumpri-la com afinco.
Oração: Precioso Senhor, há tantas pessoas ao meu redor que precisam de Jesus, que às vezes nem sei onde começar. Conceda-me, por favor, a concentração que preciso para não me perder com questões e dúvidas que só tiram meu foco de Jesus. Eu quero vê-Lo claramente para poder mostrá-Lo aos outros. No nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém.
Veja mais em “Jesus disse que João Batista era Elias reencarnado?”
de Dr. Norman Geisler
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.