Então Pedro lhe respondeu: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?” Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.” Mateus 19:27-28
Pensamento: Jesus concluiu seu chamado para o jovem rico prometendo um tesouro no céu. A promessa despertou a curiosidade de Pedro. “E meu sacrifício?” Pedro perguntou. “E meu esforço?” “E minhas perdas?” Você já quis perguntar algo assim a Deus? Apesar do egoísmo evidente na pergunta de Pedro, Jesus o assegura de que Deus está vendo o sacrifício dele. Ele também está vendo o seu. Todo sacrifício por causa do Reino será recompensado.
A palavra “recompensa” ocorre seis vezes só no Sermão do Monte. É uma das promessas mais consistentes de Jesus. Mas a promessa precisa ser compreendida junto com a graça. Alguns tentam merecer a salvação pelas suas obras. Outros pensam que têm que pagar por cada pecado que cometeram.
Esse sistema de mérito e dívida entra em choque frontal com a obra redentora de Jesus. Não há esforço humano que poderia nos fazer merecer a salvação. A recompensa que Deus nos promete é sempre numa proporção muito além do nosso mérito.
O problema não está em receber algo de Deus em reconhecimento pelo nosso esforço. O problema está em pensar que nosso esforço merece alguma recompensa. Na realidade, já recebemos as maiores bênçãos que Deus pode dar — ser adotados como filhos e entrar em plena comunhão com Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo.
Tudo que vem daqui para frente é lucro. Já imaginou o que aquele que, com a sua palavra, formou o universo quer dizer quando diz “grande é o vosso galardão”? Como vai ser incrível ver o que Jesus foi preparar para nós! Um presente como este, você nunca viu igual!
Oração: Pai amado, às vezes, como criança na véspera de Natal, eu fico ansioso para ver como vai ser a ressurreição e tudo que o Senhor preparou para nós no céu. Mas enquanto eu aguardo, quero fazer tudo que posso para lhe agradar e lhe servir. O Senhor é mesmo digno de todo nosso louvor e de todo nosso serviço. Em nome de Jesus oramos. Amém!
Nós, do Hermenêutica, desejamos a você e sua família um Natal abençoado com a lembrança do maior presente de todos os tempos – Jesus Cristo, o Filho de Deus. Uma das nossas imagens favoritas de Natal em alta resolução como presente para você!
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.