“Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.” Marcos 7:10-12
Pensamento: Quando Jesus cita Moisés no quinto mandamento, não é que ele queira insinuar que aquilo que foi dito foi ideia de Moisés. Moisés foi o instrumento que Deus usou para comunicar sua vontade. Mas, foi Deus quem falou. Naqueles dias, os intérpretes da Palavra de Deus não se contentaram em repetir e guardar o que Deus comunicou. Eles queriam determinar o significado e legislar a aplicação de tudo que Deus falou.
Um mandamento que era simples — honrar os pais — virou um emaranhado de obrigações e brechas que somente um advogado podia entender. Se a vontade de Deus fosse só para advogados, então daria para ser algo complexo e intrincado. Mas, a Palavra de Deus foi dada para revelar o caminho de volta ao Pai, não só para doutores, mas, para leigos e gente simples também.
Vamos dar graças a Deus pela simplicidade do Evangelho e vamos tomar cuidado com qualquer um que queira complicar a revelação que Deus deu a todos os seus filhos. Jesus chamou pessoas instruídas como o apóstolo Paulo, mas ele também chamou simples pescadores através dos quais estabeleceu sua Igreja. Difícil não é entender a Palavra de Deus. Difícil é guardá-la. Isso faremos cada vez mais pela graça de Jesus.
Oração: Misericordioso Senhor, obrigado por cada letra, palavra e frase que revela quão grande é o seu amor por nós. Que possamos conhecer cada vez melhor esta Palavra; por meio dela, Jesus; e por meio dele, nosso Pai. Verdadeiramente, é feliz quem crê na revelação. Obrigado, Pai. Em nome de Jesus agradecemos, amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.