100% Puro: Vivendo Com Poder

de Dennis Downing

Desceu, pois (Sansão), com seu pai e sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um leão novo, bramando, lhe saiu ao encontro. Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão; todavia, nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que fizera. Juízes 14:5-6

Então, três mil homens de Judá desceram até à fenda da rocha de Etã e disseram a Sansão: Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós? Por que, pois, nos fizeste isto? Ele lhes respondeu: Assim como me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles. Descemos, replicaram eles, para te amarrar, para te entregar nas mãos dos filisteus. Sansão lhes disse: Jurai-me que vós mesmos não me acometereis.

Eles lhe disseram: Não, mas somente te amarraremos e te entregaremos nas suas mãos; porém de maneira nenhuma te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas e fizeram-no subir da rocha. Chegando ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.

Achou uma queixada de jumento, ainda fresca, à mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens. Juízes 15:11-15

Quem possui o poder?
Sansão tinha grande poder.

Ele matou um leão com as próprias mãos (Jz 14:6)
Com a queixada de um jumento ele matou mais de 1000 homens. (Jz 15:15)
Ele arrancou os portais da muralha de uma cidade e as jogou num monte. (Jz 16:3)
Ele derrubou as duas colunas centrais de um templo e derrubou o templo inteiro. (Jz 16:30)

Quem controla o poder? Quem realmente controlou todo este poder?

A Mulher filisteu Jz 14:1-3; 10-17
Desejo carnal Jz 16:1
Dalila Jz 16:4-5; 15-21

Quem controla o poder em sua vida?

Os outros ? Mc 6:17-28 (Herodias, Salomé)
Você mesmo ? Rm 7:15, 19, 24 (Você realmente consegue se controlar?)
O Espírito ? Rm 8:5

Como podemos ter uma vida controlada pelo Espírito?
Cuidado com os olhos.
Como foi que Eva caiu? Gn 3:6 “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”

Como foi que um dos homens mais próximos a Deus caiu no adultério e mais tarde virou assassino?

2 Sam 11:2 “Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.”

Uma das chaves para resistir a tentação é cuidando do olho e não olhando coisas que provocam pensamentos pecaminosos ou levam à tentação. A Bíblia fala do poder do olho:

Sl 101:3 “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.”
Pr 17:24 “A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra.”
Pr 27:20 “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.”

Mat 5:29 “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.”
Mat 6:22-23 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”

É bom prestar atenção numa coisa importante: quanto maior ou mais intensa a tentação, mais o inimigo tem a perder (e você a ganhar) se resistir.

Note o quanto o inimigo ofereceu a Jesus - "todos os reinos do mundo e a glória deles" (Mt 4:1-11), se Jesus se submetesse a ele. Por que será que o inimigo ofereceu algo tão grande para Jesus? Porque Jesus tinha algo muito maior a perder se ele cedesse à tentação.

Não tem aquele ditado, "quando a esmola é grande, o cego desconfia"? É assim com nosso inimigo. Quando a tentação é grande, quando você sente de forma intensa aquela fraqueza, aquele vício lhe chamando, pode ter certeza, o inimigo tem algo grande a ganhar, e você a perder se ceder. Resista, pois mais cedo ou mais tarde você verá o quanto valeu seu compromisso com a fidelidade ao Senhor.

Também, podemos ser controlados pelo Espírito focalizando nossas mentes nas coisas do Espírito.

Algumas soluções práticas:
“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.” Rm 8:5

Uma valiosa solução é lendo e meditando na Bíblia Sl 101:3; Pr 17:24; 27:20; Ec 1:8; Mt 5:27-30; 1 Co 9:27; 1 Pe 2:11

Podemos decorar passagens bíblicas sobre aquela área onde sentimos tentados.

Livros sobre santidade e pureza:
“A Batalha de Todo Homem” Stephen Arterburn, Editora Mundo Cristão
“Santidade Pessoal” de Bruce Wilkinson, Editora Mundo Cristão
"Vitória Sobre a Tentação" de Charles R. Swindoll e Bill Hybels, Editora Mundo Cristão
“Pureza Sexual”, de Robert Daniels, (CPAD).

Tendo um devocional diário (leitura e meditação na Palavra & Oração) ajudam a encher nossas mentes com coisas puras lá do alto.

Recomendamos os livros "Tudo Para Ele" de Oswald Chambers (Editora Betânia), e a série "Graça Para o Momento" de Max Lucado. Alias, todos os livros de Max Lucado são leitura recomendada para nos ajudar a focalizar nossas mentes nas coisas lá do alto. (Colossenses 3.2)

Você pode assinar um devocional diário como "Jesus disse..." ou Devocional Para Hoje e receber diariamente na sua caixa postal uma passagem da Bíblia, uma reflexão e uma oração que lhe ajudará a começar o dia com sua mente voltada para as coisas do Senhor.

Outro passo fundamental é de fugir de situações de perigo.

Paulo aconselhou Cristãos a ficarem firmes contra “as ciladas do diabo” (Ef 6:11). Tiago e Pedro aconselharam outros a resistirem o inimgo (Tiago 4:7; 1 Pedro 5:9).

Mas, para tentações na área de paixões e imoralidade,  a melhor saída é de correr (1 Cor 6:18; 2 Tm 2:22).

Vamos colocar coisas espirituais no lugar de coisas carnais. Não basta evitar as tentações e tirar as coisas carnais, temos que colocar no lugar delas as coisas santas, de lá do alto (Rm 8:5; Mt 6:22-23; Mt 12:43-45).

Outra solução prática é de confessar nossos pecados (Atos 19:18; Tiago 5:16)

Um aliado importante é a perseverança - Prov 24:16 “ porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derrubados pela calamidade.”

Não se esqueça da misericórdia de Deus – Lembra-se, Deus perdoa qualquer um que se arrepender e voltar para Ele (1 João 1:7)



Copyright © 2007 Dennis Downing e www.hermeneutica.com. Todos os direitos reservados. A venda, reprodução, ou vinculação deste material de qualquer forma comercial é proibida sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais.

10/01/07