Princípio 4: Considere o pano-de-fundo histórico e cultural da Bíblia.

de Tremper Longman III

A Bíblia foi escrita em um tempo e numa cultura muito diferente da nossa. Isto posto, para descobrir o significado do autor, temos que aprender a ler como se fôssemos um dos seus contemporâneos.

Como fazer isto? A maioria de nós recorre a comentários e outras ferramentas de ajuda. Esses livros podem nos proporcionar uma visão do pano de fundo cultural e histórico dos escritos bíblicos. Por exemplo, a Bíblia, com freqüência, descreve o Senhor cavalgando nas nuvens (Sl 18.7-15; 104.3; Na 1.3). Um comentário nos diz que os vizinhos de Israel freqüentemente pintavam seu deus, Baal, cavalgando numa carruagem para a batalha. Se analisarmos a imagem bíblica à luz do antigo Oriente Próximo, perceberemos que a nuvem de Deus é uma carruagem da qual ele se utiliza para a guerra. No Novo Testamento, vemos que Jesus também se utiliza da imagem de um cavaleiro nas nuvens (Mt 24.30; Ap 1.7), e entendemos que não se trata de uma nuvem branca e fofinha, mas sim de uma nuvem de tempestade que ele dirige num julgamento. Agora, sim, podemos perceber que a imagem do Antigo Testamento chamava os israelitas adoradores de Baal ao arrependimento e à adoração do verdadeiro cavaleiro das nuvens, Yahweh (o nome próprio de Deus no Antigo Testamento, traduzido por SENHOR).

E a passagem do Salmo 23.1? Conseguimos entender a figura de um pastor sem recorrer ao mundo antigo? Sabemos o que faz um pastor: ele protege, guia, toma conta das suas ovelhas.

A resposta é sim — e não. Nos tempos bíblicos, os pastores agiam como os pastores dos tempos modernos de todas essas maneiras. Porém, se não estivermos cônscios do uso da figura do pastor no antigo Oriente, perderemos um aspecto importante do Salmo. Os reis do Oriente sempre se referiam a si mesmos como "pastores" do seu povo. Quando lemos o Salmo 23 à luz do seu pano-de-fundo histórico, descobrimos um ensino importante: O Senhor é o pastor real.

[Nas próximas semanas, Deus permitindo, iremos reproduzir nesta seção outros princípios básicos de hermenêutica do livro “Lendo a Bíblia com O Coração e a Mente” de Tremper Longman III.]

Copyright © 2003 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos reservados. Reproduzido com a devida autorização.

O livro de Tremper Longman III do qual este texto foi extraído, "
Lendo a Bíblia com O Coração e a Mente", pode ser encomendado da Editora Cultura Cristã selecionando a capa do livro ao lado:  


08/02/2006