A Pregação do Evangelho de Mateus
de Dennis Downing
Existem diversos e bons motivos para seresolver estudar qualquer um dos quatro evangelhos. Cada um tem suas própriasqualidades e características salientes. Porém, há alguns motivos queespecialmente recomendam o evangelho de Mateus. Estes são bem resumidos peloprofessor e escritor evangélico R.V.G. Tasker na introdução do seu comentáriosobre o evangelho de Mateus:
“Seriarazoável supor que o ‘primeiro’ evangelho não tivesse recebido o primeirolugar no Novo Testamento somente porque se considerou que ele incorporasse partedo mais antigo material evangélico a ser escrito. Ele era também o evangelhofavorito dos escritores cristãos do século II, a julgar pela freqüência comque era citado pelos mesmos. De fato, como observou Wikenhausen, ‘no tempo deIrineu a Igreja e a literatura cristãs foram influenciadas mais pelo Evangelhode Mateus do que por qualquer outro livro do Novo Testamento’.
-(Tasker, R.V.G., Evangelho Segundo Mateus, Introdução e Comentário, SãoPaulo, Editora Mundo Cristão, 1988, p.13.)
Existem várias razões práticas pelasquais este evangelho era tão estimado pelos cristãos da igreja primitiva. Comoqualquer igreja de hoje, eles precisavam de instrução sólida e básica eMateus é rico neste sentido. Tasker cita algumas razoes fundamentais sobre aimportância de Mateus na vida dos primeiros cristãos. Ele nota que o evangelhode Mateus:
“…proveua Igreja de um instrumento indispensável em sua tríplice tarefa de defendersuas crenças contra os ataques dos oponentes judeus, instruir os convertidos dopaganismo nas implicações éticas da sua nova religião e ajudar seus própriosmembros a viver uma vida comunitária disciplinada, baseada nos atos e palavrasdo Senhor e Mestre, instrumento este cuja leitura era ouvida semanalmente naforma ordenada e sistemática provida por este evangelista.” (Tasker,p.13-14).
Como acabamos de ver, o evangelho deMateus é uma obra dinâmica em sua habilidade de tratar várias necessidadesimediatas e atuais da nossa própria época. Ele faz isso tanto em termos docristão como indivíduo como em termos da comunidade maior da igreja.
Uma das características salientes desteevangelho é justamente a última mencionada por Tasker, a de ser uma obraescrita numa maneira “ordenada e sistemática”. Mesmo fazendo umaleitura superficial deste evangelho, é bem óbvio o quanto esta obra éproveitosa para uso em ensinamento público. O tão conhecido “sermão domonte” (Mat. 5:1-7:29) oferece vários ensinamentos concretos sobre osbenefícios e também as obrigações dos que querem fazer parte do Reino deDeus. A maneira dinâmica e ao mesmo tempo sistemática em que este ensinamentoé realizado – deixa poucas dúvidas de que era originalmente destinado a sertransmitido aos próprios membros da igreja de uma maneira que aproveita estascaracterísticas do evangelho.
Quando juntamos estas observações como fato de que, segundo a história, este evangelho era aparentemente ensinadojustamente deste modo, temos uma forte motivação para aproveitar a utilidadedeste evangelho para a igreja de hoje. Contudo não queremos deixar a impressãode que o evangelho de Mateus é mais importante do que qualquer outro evangelhoou carta ou livro das Sagradas Escrituras. Como o apóstolo Paulo disse,”Toda escritura é inspirada por Deus…” e também útil para osmembros e a igreja toda. Porém, queremos começar aproveitando um aspecto daPalavra do Senhor que ás vezes é ignorada, o qual é utilizá-la e entenda-lada maneira em que foi originalmente escrita e assim transmitida.
Em tudo isso convidamos a todos os irmãosa aproveitarem os beneficias de um estudo sistemático de um dos evangelhos.Todos vão poder estudar o mesmo material e todos vão saber, de modo geral,qual vai ser a passagem e o assunto da próxima pregação.
Este tipo de estudo também vai levartodos os que vão pregar a se disciplinar no seu próprio estudo, para que no máximodeixemos a Escritura Inspirada resolver qual vai ser o
assunto e a conclusão da lição dadaà igreja, e assim esperamos evitar enfatizar ou de menos ou demais qualquer umadas várias necessidades espirituais da igreja.
Seqüência de Perícopes no Evangelho de Mateus 1-7
perícope:[Do gr. pericopé, ‘ação de cortar em volta’, ‘sessão’.] …”trecho da Bíbliaescolhido para leitura durante o culto, ou como tema de sermão.” (NovoDicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 2a edição, 1986)
Para facilitar a pregação do evangelhode Mateus oferecemos como sugestão a seguinte seqüência de perícopes. Estestrechos da Bíblia foram escolhidos visando ensinamentos, acontecimentos, oupensamentos que refletem uma clara integridade em si, ou seja, partes doevangelho que podem ser estudadas independentemente do resto da passagem em quese acham. É claro que cada passagem da Bíblia precisa ser estudada eapresentada dentro do seu próprio contexto. Porém, para fazer isto é necessáriodefinir a passagem dentro do próprio contexto, esclarecendo seu inicio, fim econteúdo.
A seguinte seqüência segue de modo geral a maioria das traduçõese comentários do evangelho de Mateus. Se for pregada uma passagem por domingo,em um ano a igreja terá seguida a introdução do Evangelho de Mateus e todo oSermão do Monte. Há ainda uma outra forma de pregar o Evangelho de Mateus nodocumento Mateus_1_ano.pdf encontrada na página de Mensagens do www.hermeneutica.com.br