“O sumo sacerdote lhe disse: ‘Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos’. ‘Tu mesmo o disseste’, respondeu Jesus.” Mateus 26:63a-64a
Pensamento: A resposta de Jesus ao sumo sacerdote tem deixado muitas pessoas perplexas. Por que ele não simplesmente disse “Sim, eu sou o Cristo, o Filho de Deus”? Talvez porque o sumo sacerdote exigiu um juramento de Jesus. Jesus já ensinara a seus discípulos para não jurarem, pois o juramento é um reconhecimento implícito da disposição de mentir (Mateus 5:33-37). Quem tiver firme compromisso com a verdade não precisa recorrer ao juramento.
Também, ao dar sua resposta ambígua, Jesus devolve a provocação para seu adversário. É o próprio sumo sacerdote que está afirmando quem Jesus é. Como Raymond Brown observou no seu famoso “A Morte do Messias”, “Há verdade naquilo que o sumo sacerdote disse, mas, ele terá que assumir responsabilidade pela maneira que ele a interpreta.”
Três vezes neste Evangelho, Jesus repete a mesma frase intrigante — “tu disseste” (Mateus 26:25; 26:64 e 27:11 — veja na ARA). Em cada situação, homens que são confrontados com a verdade, escolhem a mentira. Na ocasião, deu para fingir. Mas chegará o dia em que Judas, o sumo sacerdote e Pilatos não poderão negar que a verdade estava diante deles. E isso vale para cada um de nós.
Não é que cada um pode ter sua versão de Jesus ou sua interpretação particular de quem Jesus é. Jesus já revelou o suficiente sobre quem ele é. Quem Jesus é, e as implicações para nossas vidas, sempre vão incomodar, complicar e confrontar o que nós queríamos. Mas nós já sabemos o bastante. Se o negamos, ou se escolhemos uma mentira no lugar dEle, ou apenas o que é cômodo ou confortável, isso terá consequências eternas. Mas, a verdade, já sabemos.
Oração: Santo e justo e Deus, guarde-nos contra o engano, de fora e de dentro de nós. Ajude-nos a amar a verdade acima de tudo. Ajude-nos a amar a Verdade, que é Jesus, acima de todos e de tudo, inclusive as nossas vidas. Que possamos confessá-Lo não só com as nossas bocas, mas, com tudo que fazemos e somos. No nome de Jesus rogamos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.