“Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.” Mateus 10:19-20
Pensamento: O contexto é a perseguição e hostilidade. Nestes momentos é natural o discípulo ter medo, tanto da reação de pessoas em poder, como da consequência de falar algo indevido ou de um jeito errado, dando assim o mau testemunho. Mas Jesus promete auxílio do Espírito. Ele nos ajudará. Notamos que Jesus disse que o Espírito Santo nos ajudaria tanto no que falar, como na maneira de dizê-la. Não basta ter apenas os fatos, é preciso também ter a sensibilidade no falar de modo que as pessoas deem ouvidos à mensagem de Jesus.
É necessário, para isso, que tenhamos em nossas mentes a perspectiva do Espírito. Ele é que precisa estar guiando. Ajudamos ele a fazer isso preparando nossas mentes todos os dias com a Palavra de Deus que é a espada do Espírito (Ef 6:17), que penetra o coração e revela os pensamentos (Hebreus 4:12). É maravilhoso deixar Deus nos usar para falar coisas que uma pessoa, até às vezes totalmente desconhecida, precisa ouvir. Deus faz isso por meio dos seus servos.
Temos que lembrar que a nossa luta não é contra outros homens, por mais que eles tenham nos machucado. A nossa luta é contra um inimigo maior, que quer destruir tanto nós como eles. E Jesus está empenhado em salvar todos. Também lembramos que esta palavra de Jesus é para momentos de perseguição ou conflito.
Esta promessa não significa que tudo que um Cristão pensar ou falar será inspirado por Deus. Ainda é necessário o servo do Senhor estudar e se preparar para ensinar outros (1 Tim 4:6, 12–16; 2 Tim 2:15). Você pode pensar que sua leitura diária na Bíblia, ou sua atenção numa aula bíblica, ou pregação é só para sua própria edificação. Mas, Deus tem outros planos. Se você se colocar à disposição Dele, Ele lhe mostrará quão grande é a bênção de ser usado por ele na grande seara.
Oração: Pai, obrigado por esta promessa valiosa. Eu preciso lembrar que, submisso ao Senhor, tendo seus propósitos como meus, serei usado para dar testemunho a muitos, inclusive os nossos inimigos. Ajude-me a ouvir a voz do Espírito e me preparar para Ele falar através de mim. Que todos possam ver Jesus Cristo vivo em mim, e ouvi-lo no meu falar. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.