Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: “Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!” Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”. Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”. Lucas 23:39-43

Pensamento: Nestes quatro versículos encontramos a essência do Evangelho. A descrença e a fé, a dureza de coração e o sincero arrependimento. Duas escolhas: crer em Jesus Cristo ou rejeitá-lo. Dois homens e duas reações a Jesus. No final das contas, há somente estas duas. O pedido do malfeitor revela a suprema graça de Deus.

Apesar de não ter mais nada a oferecer ao Senhor, o pedido dele é aceito baseado somente na sua absoluta dependência de Jesus. Jesus não desapontou naquela hora e não irá desapontar ninguém, desde que se voltem para ele como Senhor e Salvador. Jim McGuiggan levantou uma questão intrigante — quem foi que Jesus escolheu para levar desta vida para a glória? Foi seu discípulo mais fiel? Foi um apóstolo ou pregador famoso? Um príncipe ou profeta?

Nenhum destes. Foi um criminoso confesso, um pecador assumido, um Zé-ninguém cujo nome até hoje nem sabemos. Por quê? Porque ele pediu. E nem pediu para ir. Só pediu para ser lembrado. Só isso. E ganhou de Jesus o Paraíso. Esta é a graça. Isso é nosso Senhor. Ele sabe do que precisamos. Ele sabe o que realmente queremos. Você já fez o seu pedido? O que você está esperando?

Oração: Pai, perdoe-me, quando começo a pensar que é pelo meu ministério ou meu serviço ao Senhor que eu mereço alguma coisa. E perdoe-me quando duvido que o Senhor perdoou meus muitos e constantes pecados. São duas faces da mesma moeda. Tenho esquecido de que tudo que o Senhor oferece a mim está além do meu alcance. Só posso receber se reconheço que não consigo merecer. Mas, louvo-lhe e lhe agradeço porque, mesmo em meu esquecimento, o Senhor continua oferecendo seu perdão a mim, um pecador igual ao malfeitor na cruz. Obrigado, Pai. Em nome de Jesus, eu oro. Amém.

Lucas 23:42

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2025, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:
plugins premium WordPress

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.