Jesus disse aos seus discípulos: “O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens. Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.“O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar… Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’. “Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor?’ ‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. “O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinquenta’.
“A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve?’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. “Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’. “O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz. Por isso, eu lhes digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.” Lucas 16:1-9
Pensamento: Barclay intitulou esta passagem “O bom exemplo de um homem mau.” Jesus não estava incentivando a avareza, e sim a urgência no preparo para nossa vida no porvir. As pessoas que administram bens e dinheiro neste mundo têm uma urgência admirável para com o seu trabalho. Os mais espertos sabem que “tempo é dinheiro” e não deixam passar uma oportunidade para melhorar sua situação material e financeira aqui.
O Cristão sabe onde está o verdadeiro tesouro. Mas, muitos têm uma atitude acomodada em relação a seu tesouro no porvir. Jon Courson observou que “quando nós chegarmos lá no céu, ninguém vai dizer ‘Só tem isso? Tomara que tivesse gasto todo meu dinheiro num novo televisor ou carro zero.’ Pelo contrário! Vamos exclamar “Fantástico! Que barganha! Eu troquei todo aquele lixo por esta glória!’”
Será que tem alguém com quem você pretendia compartilhar o Evangelho, mas, nunca achou o tempo? Tem alguém que ainda precisa do seu perdão? Tem algo que você poderia doar, mas está adiando? Para que esperar? Faça logo, enquanto pode. Guarde logo o tesouro que é imperdível, pois em breve será todo o tesouro que terá.
Oração: Grandioso Deus, obrigado por nos lembrar onde está o verdadeiro tesouro. Não queremos imitar a cobiça das pessoas do mundo, mas, devemos aprender a urgência que elas têm em assegurar o que é realmente valioso. Ajude-nos a valorizar o que já temos em Jesus e a investirmos tudo que temos aqui, de bens, de tempo e tudo mais naquele futuro glorioso que nos espera com o Senhor. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.