“Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo ‘O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram’. … Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho’”. Mateus 13:1-4, 18-19
Pensamento: Há duas ações ocorrendo aqui. O Maligno arranca a semente e a tira do coração da pessoa. Mas, isso só é possível porque a pessoa que recebe a semente, que é o Evangelho, “não a entende”. Como é que uma pessoa pode não entender a Palavra de Deus? Para entender a Palavra é preciso primeiro um sincero desejo de ouvir a voz do seu Senhor. Hoje já ouvimos tantas vozes competindo por nossa atenção, que dificilmente queremos ouvir outra, especialmente uma que pode dizer algo que não nos agrada.
É necessária também muita paciência, não porque Deus se esconde, mas porque nossas mentes estão tão obscurecidas pela enganação e mentiras da nossa cultura. Podemos até ouvir a voz de Deus e pensar um pouco sobre o que ouvimos. Infelizmente é só isso que muitos fazem. Escutam um pouco, formam uma opinião, e encaixam o que ouviram nos planos que já formaram para suas vidas. E seguem adiante. Impacto do Evangelho? Nulo. Mudança de vida? Insignificante. O Evangelho? Levado no bico do corvo malvado para nunca mais produzir fruto naquele campo onde Deus um dia deu vida.
Cuide bem do seu coração. Desligue a televisão, o rádio e o celular. Tome a Palavra de Deus e sente-se numa cadeira e leia-a. Ouça a Palavra, mas reflita nela também. Ore-a, decore-a, mastigue-a, e aplique-a à sua vida. Pergunte-se: eu estou vivendo estas palavras? Tem algo aqui que eu preciso mudar, parar ou acrescentar à minha vida? Vale notar que, em português, as palavras “entender” e “atender” têm a mesma raiz do latim “tendere”. No Evangelho de Mateus, aquele que de fato entende a Palavra — atende ao seu chamado. Você entende?
Oração: Pai misericordioso, eu sei que o Senhor me deu várias oportunidades, muitas das quais eu desperdicei. Mas, louvo ao Senhor e agradeço por sua infinita paciência em continuar a me chamar até que eu atendi. Por favor, tenha misericórdia daqueles que ainda não lhe deram ouvidos, especialmente aqueles perto de mim. Dê-me a perseverança do Senhor para continuar chamando e lançando a semente, mesmo quando não atendem. Eu tenho esperança de que um dia virão a ser seus filhos também quando finalmente entenderem. Ajude-me também a entender e atender. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.