“Jesus contou-lhes outra parábola: ‘O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos.’” Mateus 13:31-32
Pensamento: A marginalidade cresce e os Cristãos parecem pequenos. A corrupção aumenta, mas a igreja parece encolher. Tentamos dar nosso testemunho a amigos ou familiares e parece que ninguém quer saber. O ponto de Jesus nesta parábola é justamente o contraste entre o que nós podemos ver e o que está realmente acontecendo. Como o grão de mostarda e a árvore na qual ele se torna, assim é a aparência do Reino aqui na terra em contraste com a sua realidade. Agora apenas vislumbramos a grandeza daquilo que Deus está fazendo.
Mas, para o Reino chegar, é preciso passar pela fase em que nós estamos — de crescimento. E precisamos lembrar que tudo começou com uma pequena semente — um homem, que um dia falou esta parábola para seus discípulos. Depois, a semente, o homem, foi colocado no chão. E veja como aquela semente cresceu até hoje. Como uma das aves do céu, você já vive nos ramos daquela árvore.
Incontáveis gerações receberam ajuda humanitária, foram amparadas por programas beneficentes, tratadas em hospitais, educadas em universidades, e de diversas outras maneiras foram abençoadas por geração após geração de homens e mulheres movidos pelo amor de seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Você faz parte daquela mesma árvore que não para de crescer e estender seus galhos rumo ao céu.
Imagine como vai ser quando a árvore magnífica do Reino de Deus chegar à sua plenitude! Como somos privilegiados por Deus fazendo parte desta gloriosa obra Dele! E como um pequeno gesto banhando em oração, ou uma semente compartilhada do Evangelho, pode crescer de forma inimaginável só porque você, hoje, não se intimidou com a sua pequenez, mas acreditou na grandeza do Reino de Deus.
Oração: Amado Pai, dê-nos o entendimento para compreender as parábolas de Jesus. Mas, dê-nos também a fé que precisamos para crer nas palavras Dele, crer e não desanimar nem desistir. Precisamos da força do Senhor, a força que da vida à semente tão pequena, para ajudá-la a tornar-se algo tão grande. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.