“Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. […] Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona”. Mateus 13:5-6, 20-21
Pensamento: Não basta ouvir o Evangelho e se emocionar com sua mensagem. Precisamos que ele desça e se aprofunde em nossas almas. É bom se animar nos cultos da igreja. Um louvor tocante pode emocionar e fazer as pessoas “sentirem” a presença de Deus. Algumas pessoas, ao ouvirem uma mensagem especialmente persuasiva, entregam logo suas vidas a Jesus. O perigo não está na emoção, mas em decisões feitas com pouca base e que não se aprofundam depois.
Sentimento é bom, mas não vivemos no pique das experiências — temos que conviver com os vales de desafios e provações, e com a longa caminhada pela frente. A vida Cristã tem bênçãos e privilégios, também responsabilidades e labor. As histórias de Pedro e Paulo nos emocionam. Porém, foi preciso também um Mateus que escrevesse este Evangelho que trouxe Jesus tão vivo e real para milhares de gerações. Certamente, para isso foram necessários anos provavelmente tediosos e frustrantes enquanto ele escrevia e editava esta obra de valor eterno.
Mateus perseverou em sua obra porque tinha raízes. Persevere na Palavra. Alimente-se diariamente dela. Caminhe com Deus em oração todo dia. Busque seu dom e sua área de serviço na igreja, e sirva. Não precisamos de outro Evangelho de Mateus. Mas, se você permitir, Deus escreverá as Boas Novas através da sua vida. Pode levar muito tempo, mas o resultado será algo glorioso. Basta você permanecer Nele até que a obra seja concluída. Valerá a pena.
Oração: Nosso Senhor, todo-poderoso. Já senti emoções fortes em diferentes momentos, desde a minha conversão até hoje. Sei, no entanto, que não foram as emoções que me sustentaram, mas o Espírito do Senhor. Foi a Palavra que me fortaleceu e Jesus que me amparou. Sobretudo, foi a graça do Senhor que me fez permanecer até aqui. Ajude-me a viver o chamado do Senhor hoje e até o fim dos meus dias. Quero ser fiel até o fim. Que o Espírito Santo possa habitar cada dia mais ricamente em mim, para que eu possa habitar para sempre em Jesus. Em nome do meu Salvador eu oro e agradeço. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.