“Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” Mateus 16:26
Pensamento: É tentador pensar que Jesus está só falando de pessoas mundanas, correndo atrás de riquezas materiais. Há riquezas que seduzem os fiéis também. Poder. Autoridade. Admiração. Influência. O senso de superioridade, de fazer parte de uma elite espiritual. Todas estas tentações sussurram nas profundezas dos corações de Cristãos também.
Pode ser num ministério local ou numa missão nacional. É possível perder a alma tentando ganhar o mundo para Cristo. Se Satanás usou esta tentação em Jesus (4:8-10), será que ele vai nos poupar? Há métodos e atitudes que podem render resultados impressionantes. Mas eles podem também comprometer nossa integridade, corroer nosso tratamento para com outros e até ameaçar nossa salvação.
O seu mundo pode ser pequeno, pode caber dentro de uma cidade ou congregação, ou até mesmo uma casa. Mas será que você está disposto a morrer para seu desejo de possuir, de dominar, ou de sobressair dentro deste seu mundo? Certamente Ananias e Safira não pretendiam vender suas almas pelo preço de um terreno. Mas foi isso que fizeram.
Será que você começou a negociar a sua salvação e nem percebeu? Se você tiver qualquer dúvida, peça para Deus sondar o seu coração. Peça-Lhe para falar com você por meio da Palavra, por pessoas que Ele mesmo enviará. Peça ajuda Dele, que Ele responderá.
Oração: Pai, obrigado por me lembrar que, em troca da minha alma, eu não tenho absolutamente nada para barganhar. Eu só tenho esperança em Jesus. Ele já ofereceu o único resgate aceitável. Sonde meu coração e ajude-me a ver se estou sendo tentado a trocar minha salvação por qualquer coisa. Quero deixá-la firme nas mãos de Jesus pela eternidade. Em nome do meu Salvador eu oro e agradeço. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.