Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: “O mestre de vocês não paga o imposto do templo?” “Sim, paga”, respondeu ele. Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: “O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros?” “Dos outros”, respondeu Pedro. Disse-lhe Jesus: “Então os filhos estão isentos. Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu”. Mateus 17:24-27

Pensamento: Jesus, como legítimo filho de Deus, não precisava pagar o imposto do templo. Como ele avisou aos fariseus, ele era maior do que o próprio templo (12:6). Jesus estava livre daquela responsabilidade. Mas, como fazia em tantas outras coisas, Jesus abriu mão da sua liberdade para assegurar a libertação de todos nós — ele pagou o imposto, embora não precisasse.

A palavra “escandalizar” é uma transliteração do grego “skandalizo”, que significa aqui “causar tropeço”. Às vezes, o Cristão precisa se submeter a limites ou obrigações impostas por homens. Há leis civis e obrigações sociais onde não vale a pena fazer valer seu “direito”. É melhor concordar ou ceder.

Se estas atitudes não comprometem a verdade nem nos levam a transgredir a vontade de Deus, podemos aceitá-las para não sermos um empecilho no caminho da fé de outros. O Cristão prudente sabe escolher suas batalhas — e a batalha onde devemos concentrar nossa maior força e resistência é sempre no âmbito espiritual.

Há algum direito ou liberdade que você tem que poderia ser um empecilho para outra pessoa seguir a Jesus? Ore a Deus e avalie o que Jesus mais quer nesta situação. Já que você pertence a outro Reino, viva como filho do verdadeiro Rei.

Oração: Santo Deus, como seu Filho, foi um exemplo de amor na abnegação de seus direitos. Eu ainda tenho tanto a aprender com Ele. Dou graças ao Senhor por tantos exemplos práticos que Ele nos deu. Obrigado pelo Evangelho e pelas palavras de Jesus. Ajude-me a buscar primeiro os valores do Reino. Em nome de Jesus, eu oro e agradeço. Amém.

Mateus 17:25

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.