Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.
Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.”
Mateus 18:1-4
Pensamento: Pouco antes os discípulos haviam visto Elias e Moisés. Devem ter se impressionado com a grandeza daqueles servos de Deus. Agora queriam saber, entre eles, quem seria o maior. A pergunta não foi sobre o futuro nem o passado, mas o presente – “quem é o maior”.
Como frequentemente conseguia fazer, Jesus virou a pergunta deles de cabeça para baixo. Ao invés de elogiar um dos doze, Jesus os fez refletir se eles haviam entrado no Reino dos céus: “jamais entrarão”. Qual a qualidade que Jesus tinha em mente?
Uma boa possibilidade é justamente a falta de preocupação para com o status que caracteriza uma criança. A criança é dependente de outros. Ela sabe que tem que esperar pelos outros e se contentar com o que receber.
Jesus elogia a busca pela grandeza, mas, na direção contrária que costumamos olhar – para baixo, nos humilhando. Será que estamos realmente prontos para grandeza? Se Deus lhe der a oportunidade hoje ou amanhã de esperar Nele , de confiar Nele e de não se preocupar com o que outros pensam, busque a verdadeira grandeza.
Oração: Pai amoroso, eu confesso que não tenho tido dentro de mim a vontade de buscar esta grandeza que Jesus mostrou. E Jesus mostrou esta grandeza não só nas suas palavras, mas, na sua vida. Ajude-nos a segui-Lo. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.