“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” Mateus 5:5
Pensamento: A palavra traduzida “humilde” na NVI pode também ser traduzida como “manso”. A mansidão e a humildade têm a ver com a maneira como tratamos os outros. Mas elas também têm a ver com a maneira pela qual vemos como Deus nos trata. Oswald Chambers observou que o chamado de Deus “visa a tornar-nos ‘pão partido’ e ‘vinho derramado’.
Deus nunca poderá tornar-nos vinho se resistirmos ao seu toque quando ele vier nos esmagar.” Para Deus nos transformar, para ele espremer tudo que há em nós que precisa mudar, é necessário muita humildade da nossa parte. Mas, ao passarmos por este processo doloroso, aprendemos a olhar os outros ao nosso redor com a mansidão de Jesus.
Se aceitamos que Deus sabe o que é melhor para nós — até no nosso sofrimento — então aceitaremos tudo que acontece. Só assim podemos amar e até orar pelos nossos inimigos. Só assim podemos morrer para nossos desejos, nossa vontade, nossos planos e finalmente começar a viver para Cristo e por causa de Cristo. Esta qualidade não é algo natural, e sim, obra do Espírito Santo (Gal 5:23) e uma virtude que nós precisamos nos esforçar para desenvolver dentro de nós (Ef 4:2; Cl 3:12).
Todo este esforço tem recompensa. Sem pagamento ou suor, sem título ou direito, os discípulos de Jesus um dia receberão a terra por herança. E eles receberão do verdadeiro dono — o Criador do universo.
Oração: Pai amado, eu luto tanto com orgulho e com meus “direitos”. Perdoe-me. Eu não tenho direito a nada. Sou de fato um servo desmerecido. Mas, quero lhe agradecer, desde já, por tudo que o Senhor já me deu, de suprimento e de sofrimento, do “bom” e do “mau”.
Espero um dia poder distinguir melhor entre um e o outro e enxergar quantas vezes o Senhor me abençoou e eu nem sabia. Eu não entendo, mas eu agradeço porque eu confio no seu amor por mim. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.