“Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”. Mateus 9:13
Pensamento: A frase “vão aprender…” era uma expressão usada pelos rabinos da época para dizer que a pessoa havia interpretado de forma errada uma passagem ou conceito. Na realidade, o que Jesus ensinou aqui é evidente na citação de Oséias 6:6. O problema era que os fariseus, como alguns líderes religiosos ainda hoje, se preocupavam mais com pormenores do que com o verdadeiro sentido da Palavra de Deus. Os sacrifícios faziam parte do ritual da adoração do povo de Deus. Os fariseus se preocupavam com a devida forma externa da adoração, mas perdiam de vista o mais importante — o propósito.
Toda adoração e ministério dirigido a Deus é em vão, se ignorar a vontade dele, de buscar e salvar almas perdidas. Deus quer obediência à sua lei. Mas, ele quer também curar e trazer de volta os que ainda não conseguiram obedecer. Isto ele faz por meio da misericórdia, qualidade que ele espera dos seus verdadeiros adoradores. Jesus chama a todos. Mas ele se preocupa especialmente com aqueles que pensam que Deus não os quer mais. A igreja não é o clube dos salvos, e sim o ambulatório das almas perdidas.
Na sua igreja e na sua vida, será que aqueles que Jesus veio buscar estão ouvindo a voz dele? Será que estão sentindo que Deus os quer? O que será que os “pecadores” veem em seu olhar e ouvem em sua voz? Que seja o amor de Jesus por eles, o mesmo amor que um dia lhe persuadiu que Deus tinha um lugar para você.
Oração: Querido Pai, graças lhe damos pela infinita misericórdia do Senhor. Queremos aprender a diferença entre a misericórdia e o sacrifício. Não queremos deixar de lhe obedecer, mas queremos ter compaixão para com aqueles que não conseguiram obedecer ainda.
Dê-nos o mesmo amor para com aqueles que pecam, e especialmente os que pecam contra nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.