Um dos peritos na lei lhe respondeu: “Mestre, quando dizes essas coisas, insultas também a nós”. “Quanto a vocês, peritos na lei”, disse Jesus, “ai de vocês também!, porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los.” Lucas 11:45-46
Pensamento: Proclamar ou ensinar o que está nas Escrituras é uma das formas mais privilegiadas de servir a Deus. É uma honra corrigir as ações e atitudes e até palavras e pensamentos dos outros através do ensino. Deus quer que todos ouçam sua Palavra. Mas, se não descemos do púlpito, se não fechamos os comentários e livros de gramática e sentamos ao lado do irmão fraco, afastado, ou em pecado, estamos apenas contribuindo para a derrota dele.
Dizer a ele tudo que está errado com sua vida, sem ajudá-lo, é fazer nada mais que o próprio acusador. Fomos chamados para mais do que isso. Fomos chamados não só para o diagnóstico do doente, mas também para limpar a infecção, costurar a ferida e ajudar o doente em tudo que podemos para que ele possa se recuperar pela graça de Deus.
Vamos fazer o trabalho todo que Deus nos deu, ministrando a Palavra e somente a Palavra, e ajudando pessoas a vivê-la como Deus quer.
Oração: Nosso Deus, cheio de graça e perdão, que possamos ser um povo que reflete a graça não só em Palavra, mas, em prática também. Ajude-nos a levantar fardos quando for necessário e a não ensinar nada além daquilo que o Senhor quer. Que todos possam encontrar em nós a mesma disposição que o Senhor tem de amparar, de ajudar e de edificar. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.