Ele lhes contou esta parábola: “Observem a figueira e todas as árvores. Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.” Lucas 21:29-31
Pensamento: Algumas vezes Jesus deu a entender que o Reino de Deus já havia chegado (Lc 9:27; 11:20; 17:21). Outras vezes, como aqui, ficamos com a impressão de que ainda não chegou (veja Lc 10:9, 11; 13:28-9; 22:16-18). O povo aguardava ansiosamente o Reino, e Jesus precisou corrigir noções equivocadas sobre sua vinda (19:21).
A melhor explicação é que O Reino de Deus veio em parte naqueles dia, mas, virá na sua plenitude com a volta do Senhor. Onde Jesus reina aqui em corações e mentes, em vidas e ações – o Reino já chegou. Colhemos bênçãos e benefícios só deixando Jesus viver em nós e através de nós.
No entanto, o Reino não veio ainda na sua totalidade porque os homens ainda têm o livre arbítrio para escolher fazer a sua vontade e rejeitar a vontade de Deus. Ainda não gozamos do Reino de Deus em toda sua plenitude. Mas, aquele dia virá com a volta triunfante do nosso Senhor. Quando estiver próximo já saberemos. Ó dia de glória! Maranata Jesus!
Oração: Grandioso Salvador, às vezes quando somos machucados ou frustrados ansiamos a volta do Senhor. Outras vezes, quando vemos quantos ainda estão fora do Reino, queremos que o Senhor espere mais. Que bom que o dia da vinda de Jesus não depende de nós. O Senhor voltará no dia, na hora e no instante que melhor servirá aos eternos propósitos de Deus. Ajude-nos a continuar semeando o Evangelho, fazendo discípulos e preparando o povo do Senhor para aquele glorioso dia. No bendito nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.