“… e, se eu vos perguntar, não me respondereis”. Lucas 22:68
Pensamento: O motivo deste interrogatório não foi de estabelecer a verdade e sim de fabricar mentiras. Por isso as perguntas dos líderes religiosos não foram feitas para esclarecer e sim para enganar. Jesus já havia feito uma pergunta aos líderes religiosos que eles se recusaram a responder (Lc 20:1-8). Por quê? Duplicidade.
Há perguntas que Jesus poderia fazer nesse momento, mas, que ele sabe – não adiantaria. Jesus quer se defender? Ele não precisa. Ele quer se livrar? Nem um pouco. Jesus está preparado para deixar a farsa do julgamento prosseguir, porque só assim é que a Verdade será finalmente revelada. Se você um dia for vítima de falsidade ou mentiras, agradeça a Deus. Jesus lhe permitiu a honra de experimentar um pouco das provações que ele passou.
É claro que você tentará defender e proclamar a verdade. Mas, se a voz do engano for mais alta, não se preocupe. A verdade sempre há de prevalecer. E o que mais importa é de que lado você estará no dia em que Jesus a revelar. Que Deus lhe conceda forças na sua luta pela Verdade mais importante que existe – O Evangelho de Jesus Cristo.
Oração: Santo Pai, como Jesus passou por cada injustiça para nos salvar. Obrigado por nos mostrar o quanto ele padeceu por nós. Obrigado por nos lembrar do exemplo dele para quando nós também enfrentarmos a escuridão da alma humana. Que a luz possa reinar em nós e através de nós. E que ela possa realçar por meio de nós o amor de Jesus Cristo pelos perdidos. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.