“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.” Lucas 6:31
Pensamento: Nos versículos anteriores Jesus tratou da reação do discípulo quando é maltratado, até sofrendo agressão física ou assalto. Ele não reage, porque não é a maldade deste mundo que determina seus pensamentos e reações, e sim, o exemplo e as palavras de Jesus.
Agora, o Mestre revela como o discípulo age – sempre a favor dos outros. Basta uma diretriz: o que o discípulo queria para ele mesmo. Será que é tão simples assim? É. Tão simples e tão difícil. Quem são os “outros”?
A começar, são os que odiaram, amaldiçoaram e maltrataram o discípulo. Há muitas desculpas para negar a estes “outros” o que buscamos para nós. Há profundos sentimentos de nosso lado. Mas, à medida em que seguimos este princípio sem reservas ou exceções, o Reino de Deus avança em nossas vidas.
Você se sente vítima, alvo de injustiça? Dá vontade de dar as costas àqueles que lhe maltrataram? Frank Crane disse “A ‘regra dourada’ não tem valor algum se você não perceber que chegou a sua vez de agir.” Segundo Jesus, você já sabe o que fazer.
Oração: Poderoso Deus, precisamos da força absoluta do alto para colocar em prática estas palavras de Jesus. Como é fácil buscar o que eu quero para mim e difícil buscar para o outro. Que o Espírito Santo possa operar poderosamente em nós para nos levar a fazer o que os “outros” mais precisam. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.