“Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado”. Lucas 8:18
Pensamento: Que injustiça! Dar para aqueles que já têm e tirar daqueles que pouco possuem? É Jesus falando estas palavras? O paradoxo da passagem se explica pela primeira e pela última frase. O ponto todo é a valorização do que Jesus oferece. É por isso que ele disse em versículo 8 – prestem atenção (“Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”).
Aqueles que “têm” são aqueles que recebem o que Jesus oferece — o Evangelho e todos os dons e bênçãos do Reino. Quando acreditamos em Jesus e obedecemos a Ele, nós recebemos incontáveis bênçãos. Quem tem ouvidos terá estas coisas. Eles receberão mais porque Deus ainda tem muito mais para nós que cremos nEle.
O segundo grupo é composto do tipo de pessoa “que pensa que tem”. O que ele “tem” pode ser bens materiais, autossuficiência, ou confiança em suas obras, ou conhecimento. Ele pensa que aquilo que possui tem valor, mas não tem. Nada disso salvará. Nada disso durará. Tudo aquilo será perdido, tirado.
Por isso vamos considerar atentamente como ouvimos. Se “damos” ouvidos para Jesus “receberemos” de volta vida em abundância. Você já considerou como está ouvindo e a quem está realmente dando ouvidos?
Oração: Majestoso Deus, nada se compara à felicidade eterna que espera todos aqueles que amam ao Senhor. Se é que damos alguma coisa a Jesus aqui, o que receberemos de volta é multiplicado de forma infinita. Ajude-nos a valorizar as palavras de Jesus, a darmos ouvidos a Ele e andarmos com Ele daqui até a eternidade. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.