Os discípulos haviam se esquecido de levar pão, a não ser um pão que tinham consigo no barco. Advertiu-os Jesus: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. E eles discutiam entre si, dizendo: “É porque não temos pão”.
Marcos 8:14-16
Pensamento: Às vezes os discípulos parecem quase cômicos. E seriam, se não estivessem envolvidos no plano eterno de Deus para a salvação da humanidade. Quantas vezes nós não trocamos o sentido das palavras de Jesus? Jesus usa uma figura e nós interpretamos literalmente. Ele fala algo bastante objetivo e nós entendemos num sentido figurativo.
Há uma tendência de pensar em certas questões de interpretação, aparentemente insignificantes, como sem importância. O fermento é também algo que, a julgar pela aparência, é insignificante. No entanto, foi sobre justamente sua influência discreta que Jesus tentou alertar os discípulos. Não basta ler a Bíblia com sinceridade. Temos que interpretar a Palavra de Deus conforme ela foi dada.
Quando ela ensina algo figurativo, temos que interpretá-lo assim. Quando há algo literal, temos que colocá-lo na prática. Senão, aos poucos, a maldade vai entrando em nossas vidas. Se levarmos a sério as palavras de Jesus, elas nos mostrarão o caminho da vida.
Oração: Santo e eterno Pai, precisamos cada vez mais da sabedoria lá do alto. Queremos compreender e praticar tudo que Jesus nos ensinou. Ajude-nos a compreender as palavras de seu Filho. Que possamos não só entendê-las, mas, colocá-las na prática dia após dia. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.