Preocupado o Suficiente Para Orar
de Max Lucado
(A postagem do artigo de Max Lucado a seguir foi escrito em 2016, em meio as campanhas de eleição do então próximo presidente dos Estados Unidos. Embora o artigo foi escrito alguns anos atrás, muita coisa que Max escreveu continua sendo relevante para os dias de hoje.)
Vocês estão preocupados, profundamente preocupados com o futuro do nosso país. A dívida. Imoralidade. Segurança nacional. O papel da Suprema Corte. Imigração. Liberdade religiosa. A lista é tão longa quanto as preocupações são profundas.
Então, como é que ficamos? Quando uma pessoa valoriza seu país, mas está preocupada com o futuro, qual a melhor direção para agir?
Elias tem algo a dizer sobre esta questão.
Ele viveu durante uma das épocas mais escuras de Israel. O Reino do Norte tinha 19 reis, cada um dos quais era mau. E esperança havia saído no último trem e o otimismo no último vôo. Os líderes eram corruptos e os corações do povo haviam esfriado. Mas, cometas são mais visíveis diante do céu mais escuro. E no meio da escuridão, um cometa com nome de Elias apareceu.
O nome Elias significa “Meu Deus é Jeová”. E ele viveu à altura do nome. Ele apareceu diante do trono do maldoso Rei Acabe com uma previsão do tempo. “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”. (1 Reis 17:1)
O ataque de Elias foi calibrado. Baal era o deus da fertilidade para os pagãos, o deus a quem eles adoravam para chuva e fertilidade nos campos. Elias conclamou um confronto: o verdadeiro Deus de Israel contra o falso deus dos pagãos. Como Elias poderia ser tão confiante sobre a seca por vir? Porque ele havia orado.
Oito séculos depois as orações de Elias foram usadas como modelo.
“A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.” (Tiago 5:16-18)
Tiago ficou impressionado que uma oração tão poderosa veio de um homem tão comum. Elias era “humano como nós”, mas suas orações foram ouvidas porque ele orou com sinceridade. Esta não foi uma oração casual, confortável, mas uma oração radical. “Faça o que for necessário Senhor”, Elias rogou, “ainda que signifique que a água vai parar.”
O que aconteceu daí é uma das grandes histórias da Bíblia. Elias disse aos 450 profetas de Baal: Vocês tragam um novilho, eu trarei um novilho. Vocês constroem um altar, eu construirei um altar. Vocês pedem para seu Deus mandar fogo; eu pedirei para meu Deus mandar fogo. O Deus que responde com fogo é o verdadeiro Deus.
Os profetas de Baal concordaram e foram primeiro.
Ao meio dia Elias começou a provocá-los. “Gritem mais alto!”, dizia, “já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado”.
“Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção”. (1 Reis 18:27-29)
(Elias teria sido reprovado num curso de diplomacia.) Embora os profetas tenham se cortado e gritado a tarde toda, nada aconteceu. Finalmente Elias pediu a sua vez.
“Então Elias disse a todo o povo:’ Aproximem-se de mim’. O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas. Depois apanhou doze pedras, uma para cada tribo dos descendentes de Jacó, a quem a palavra do Senhor tinha sido dirigida, dizendo- lhe: ’Seu nome será Israel’. (1 Reis 18:30-31)
Elias derramou quatro jarras de água (lembre-se: isto foi durante uma seca) sobre o altar três vezes. Daí Elias orou.
“Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”. (1 Reis 18:36-37)
Note quão rapidamente Deus respondeu.
Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” (1 Reis 18:38-39).
“Buft!” o altar estava em chamas. Deus deleitou-se em responder à oração de Elias. Deus se deleita em responder às nossas orações também.
Vamos começar um incêndio também?
Se as suas reações ao meu blog são alguma indicação, vocês estão ansiosos. Vocês amam este país, mas estão preocupados com o futuro. Você tem dúvidas sobre o que o futuro aguarda e o que nós podemos fazer. A história de Elias nos dá uma resposta. Podemos orar. Podemos oferecer orações sinceras e apaixonadas.
Está na hora de virar nossas preocupações em orações unidas. Vamos juntar os nossos corações e convidar Deus a fazer de novo o que ele fez naquela época: demonstrar o Seu poder.
Querido Senhor, O Senhor está acima de todo líder. O Senhor manda em cada ofício. Maior é aquele que ocupa os céus do que aquele que ocupa a Casa Branca.
O Senhor tem sido bom para com este país. O Senhor tem nos abençoado, apesar do nosso pecado e da nossa rebelião.
Nós unimos os nossos corações em oração. Que o seu Reino venha. Que a sua vontade seja feita. Por favor, aja por meio do processo eleitoral para revelar o seu líder.
Isto nós oramos em nome de Jesus,
Amém.
Não perca de Max Lucado “O que realmene importa.”.
Copyright © 2016 Max Lucado. Todos os direitos reservados. Tradução de Dennis Downing.