Princípios Para a Interpretação da Bíblia Parte 1

de Max Lucado

Nosso mundo é diferente do mundo da Bíblia. Nosso idioma, vestimentas, e cultura não são as mesmas que as de Israel na era de Jesus. Consequentemente, estamos interpretando a Bíblia o tempo todo. Por este motivo temos que ter cuidado em usar as regras certas de interpretação. Aqui vão algumas que você pode considerar.

O Teste da Prioridade

Quão vital é este ponto para o tema da Bíblia?

Algumas partes da Escritura possuem uma ligação mais forte à condição humana do que outras. Note as palavras de Paulo: “Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze.” 1 Coríntios 15:3-5

Paulo declara que tem algumas verdades que devem ser transmitidas “primeiramente”. Daí, ele define essas verdade como a morte, sepultamento, e ressurreição de Jesus.

A Bíblia não é uma paisagem plana sem montanhas ou colinas. Ela tem grande variedade  em contornos e geografia. Embora cada palavra na Bíblia seja importante, nem todas as palavras são igualmente importantes. Embora cada texto contribua para o todo, nem todos os textos têm o mesmo peso. Por exemplo, o mesmo apóstolo Paulo falou sobre a ressurreição de Cristo e a bijuteria de mulheres. Os tópicos são de importância igual? Dificilmente. Podemos discordar acerca de vestimenta, mas discordar a respeito da Ressurreição pode ser fatal.

Isso significa que algumas partes da Bíblia são sem valor? Não. Só significa que algumas partes têm mais valor do que outras. Imagine que eu estou segurando três moedas: um centavo, dez centavos e vinte e cinco centavos. Qual moeda tem maior valor? A de vinte e cinco centavos. Isso significa que o centavo e a de dez centavos não têm valor? Claro que não. Eles simplesmente têm um valor diferente.

O sábio estudante da Bíblia conhece a diferença entre os versículos de vinte e cinco centavos, e quais são os de um centavo. O bom estudante dá mais importância às coisas maiores e menos às coisas menores.

Jesus criticou os líderes religiosos do Seu dia por não fazerem isso. “Vocês, líderes religiosos e fariseus, são um caso perdido. Impostores! Mantêm registros contábeis meticulosos, dão dízimo de cada centavo que ganham, mas, no essencial da Lei de Deus, coisas como justiça, compaixão e compromisso — absolutamente básicas! — vocês deixam de lado, sem nenhum remorso. A atitude cuidadosa tem o seu valor, mas o essencial é indispensável.” (Tradução “A Mensagem” MSG)

É possível conhecer a Bíblia e perder de vista sua mensagem principal? Absolutamente. Foi exatamente isso que Jesus quis dizer quando ele falou “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.” (João 5:39-40).

Avalie, portanto, o ensinamento pelo teste de prioridade para que você não caia no mesmo erro.

Não perca “A Palavra de Deus”.
Veja também “Como Conhecer a Vontade de Deus”.

Últimas vagas para o ILI 2016 em Recife. Não perca esta oportunidade!


Copyright © 1994 Max Lucado. Todos os direitos reservados.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.